Busca do site
menu

Diretor da ENSP assume Rede de Escolas da Unasul

ícone facebook
Publicado em:13/11/2013

Diretor da ENSP assume Rede de Escolas da UnasulUnir esforços para ampliar a formação em saúde pública nos países da América do SUL foi o principal compromisso firmado pelo diretor da ENSP, Hermano Castro, durante a reunião conjunta entre a Rede de Escolas de Saúde Pública da América do Sul (Resp) e o Grupo Técnico de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde, ambos da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Hermano Castro assumiu oficialmente a Secretaria Executiva da Rede. A reunião foi realizada em Recife e antecedeu o III Fórum Global de Recursos Humanos em Saúde. Na ocasião, também ocorreu o encontro entre as redes estruturantes: Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags), Resp, Rede dos Institutos Nacionais de Saúde (Rins), Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (Rets), Rede de Instituições Nacionais de Câncer (Rinc) e Rede de Assessorias de Relações Internacionais e de Cooperação Internacional em Saúde (Redssur-Oris).

O Grupo Técnico de Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde (GT RH), a Resp e a Rets reafirmaram compromissos estabelecidos anteriormente sobre os Recursos Humanos para a Saúde em nível global, regional e sub-regional, especialmente no que se refere ao Plano Quadrienal 2010-2015 do Conselho Sul-Americano de Saúde (CSS). Entre os principais apontamentos estão o desenvolvimento e o fomento a pesquisas sobre liderança em áreas prioritárias com base levantamentos realizados pelo Isags; a definição de uma agenda de pesquisas multicêntricas relacionadas as diferença de RH nos 12 países membros da Unasul Saúde e ainda impulsionar a capacitação permanente das redes estruturantes de instituições das áreas prioritárias da Agenda de Saúde da Unasul.

A Resp, em parceria com o Isags, apresentou a proposta de unir esforços para ampliar a formação em saúde pública nos países da América do SUS. Para tanto, irão identificar e analisar a oferta quantitativa e qualitativa de educação em saúde pública na região; fomentar a criação de ao menos um curso, centro formador ou instituição de saúde pública até 2015 no países que ainda não possuem nenhum; discutir os  modelos formadores em saúde pública vigentes em cada um dos países; e ainda definir orientações comuns de conceitos e práticas nas escolas de governo em saúde.

Segundo o secretário executivo da Rede, Hermano Castro, entre os resultados esperados estão a identificação quantitativa de alunos formados na região nos últimos dois anos; desenvolver capacidades nacionais para ampliar o número de vagas nos cursos oferecidos; identificar o perfil dos alunos formados nos cursos nos últimos dois anos e investigar a inserção destes alunos no mercado de trabalho.

Outro compromisso assumido pela Resp/Unasul se refere a melhora da qualidade dos gestores de recursos humanos em saúde nos países que compõe a Unasul. Para alcançar estes objetivos a ideia é identificar as ofertas de capacitação que estão disponíveis nos países; identificar experiências desenvolvidas em cooperação entre os países; identificar instituições nacionais que se comprometam a formar gestores na área de recursos humanos para seus respectivos ministérios da saúde; e desenhar propostas de capacitação em gestão de recursos humanos acordadas entre países baseadas em experiências já executadas.

Para dar seguimento aos compromissos firmados, acontecerão reuniões anuais entre os GT RH, a Resp, Rets e Isags em que serão verificados os avanços obtidos, compartilhadas as dificuldades e compartilhados os resultados alcançados.


Seções Relacionadas:
ENSP Internacional

Nenhum comentário para: Diretor da ENSP assume Rede de Escolas da Unasul