Busca do site
menu

Dados sobre sobre certificação de sites de saúde serão apresentados

ícone facebook
Publicado em:11/09/2013
Isabela Schincariol

A ENSP vem estudando, há cerca de cinco anos, as transformações que o acesso à internet pode causar na relação médico-paciente. O responsável pela empreitada é o coordenador do Laboratório Internet, Saúde e Sociedade (Laiss), do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), André Pereira. Como mais um fruto desse trabalho, na próxima quinta-feira (12/9), serão apresentados na Escola os resultados da avaliação sobre a qualidade das informações disponíveis em 18 sites sobre dengue. Informações sobre outras doenças disponíveis na web, entre elas a tuberculose, serão foco de futuras avaliações. O encontro também proporá a elaboração do Selo Fiocruz, para atestar a qualidade de informação em sites de saúde. Aberta aos interessados, a atividade iniciará às 14 horas, no salão internacional da Escola, com transmissão, em tempo real, pelo Portal ENSP. 
 
Dados sobre sobre certificação de sites de saúde serão apresentadosA análise contou com a participação de 20 moradores das comunidades de Manguinhos e de 10 médicos de diferentes unidades da Fiocruz. Para tanto, foram criados 5 critérios com mais de 50 indicadores. Segundo André, a preocupação nasceu da dúvida. "Quem escreveu aquilo? Quem disse que aquela informação é de qualidade? Quem disse que a informação postada é atual e cientificamente correta?", indagou ele. 
 
Foram avaliados sites de iniciativa pública e privada. Entre eles, estão os do Ministério da Saúde, Wikipédia, G1 e Dráuzio Varella. De acordo com André Pereira, no geral, nenhum deles alcançou 70% de resultados positivos em relação aos critérios de abrangência, técnica, interatividade, legibilidade e acurácia. Do ponto de vista institucional, André ressaltou que desconhece qualquer pesquisa brasileira sobre o tema. 
 
Recentemente, André orientou a dissertação Uma proposta de critérios de avaliação da qualidade para sites de saúde, desenvolvido por Ana Paula Bernardo Mendonça, analista de sistemas e tecnologista da Coordenação de Comunicação Institucional da Escola. A proposta do estudo, realizado no âmbito do mestrado profissional em Política e Gestão de Ciência, Tecnologia e Informação em Saúde da ENSP, foi a criação de um sistema de acreditação que forneça o Selo Fiocruz de qualidade para sites de saúde brasileiros. Na pesquisa, Ana Paula fez um levantamento sobre como as várias agências internacionais avaliam os seus sites e sugeriu uma proposta de avaliação. 
 
Segundo André, a proposta do Selo Fiocruz de qualidade nasceu da integração de todos esses saberes e experiências. Os envolvidos no projeto participaram ativamente da elaboração e adaptação de critérios internacionais utilizados na pesquisa. Para a avaliação sobre dengue, André Pereira estabeleceu uma parceria com o médico Rogerio Valls de Souza, do Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), que auxiliou a pesquisa em questões técnicas referentes à área estudada. A vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção à Saúde (VPAAPS/Fiocruz) apoiou o projeto e concedeu bolsas de pesquisa aos 20 moradores de Manguinhos envolvidos no processo. 
 
Sites sobre tuberculose serão o próximo foco da avaliação sobre a qualidade das informações em saúde. Para tanto, André Pereira já se articulou com pesquisadores do Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP).


Nenhum comentário para: Dados sobre sobre certificação de sites de saúde serão apresentados