Busca do site
menu

Desigualdades no trabalho é tema do próximo Ceensp

ícone facebook
Publicado em:20/08/2013

Desigualdades no trabalho é tema do próximo CeenspO 11º encontro do Centro de Estudos da ENSP em 2013 ocorrerá na próxima quarta-feira (21/8), com o tema Determinantes sociais de saúde: como as desigualdades se expressam no trabalho?. A expositora convidada é a pesquisadora Susanna Toivanen, do Instituto Karolinska/Universidade de Estocolmo, e a coordenação ficará a cargo da pesquisadora da ENSP Dóra Chor. O Ceensp, que iniciará às 14 horas, no salão internacional da Escola, contará com tradução simultânea e será transmitido pela internet, pelo Portal ENSP.

Determinantes sociais da saúde são as condições econômicas e sociais que afetam a saúde. Virtualmente, todas as doenças mais comuns são primariamente determinadas por uma série de fatores socioeconômicos que aumentam ou diminuem o risco de contraí-las. Os DSS incluem renda, educação, emprego, desenvolvimento infantil, cultura, gênero e condições ambientais. Pessoas e famílias que tenham boa situação socioeconômica e educação apresentam menor risco de adquirirem ou serem afetadas por doenças, em virtude do maior conhecimento e acesso aos meios de tratamento. Gênero e cultura, por sua vez, estão comumente correlacionados com fatores socioeconômicos e incluídos como determinantes sociais.

Sobre a palestrante:

Susanna Toivanen é graduada, mestre e doutora em Sociologia (Stockholm University, 2002, 2003 e 2007, respectivamente). Atualmente, é pesquisadora do Centre for Health Equity Studies, da Stockholm University/Karolinska Institute. Tem experiência na área de sociologia, com ênfase em sociologia da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdades relacionadas com o trabalho em saúde, saúde ocupacional, ambiente do trabalho, modelo de demanda-controle, controle do trabalho, senso de coerência, epidemiologia, sociologia médica, entre outros assuntos.

Ceensp em 2013

As atividades do Centro de Estudos da ENSP em 2013 começaram no mês de fevereiro, com o tema A nova tecnologia GeneXpert e seu impacto na organização de serviços, captação de casos e controle da tuberculose droga resistente. Participaram dos debates Fernanda Dockhorn Costa, médica infectologista do Programa Nacional de Controle da Tuberculose/MS; Maria Claudia da Silva Vater, professora adjunta da UFRJ; Betina Durovni, superintendente da SMS-RJ; e Fátima Cristina O. Fandinho Montes, chefe do Laboratório de Referência Nacional em Tuberculose e Outras Micobactérias do CRPHF/ENSP.

Com o tema Desgovernança da sustentabilidade, o segundo encontro do Ceensp em 2013, realizado 13/3, teve como palestrante o professor dos programas de pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP) e do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), José Eli da Veiga. Já Financiamento em pesquisa no Rio de Janeiro foi a terceira edição do Ceensp, trazendo para a Escola o presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Ruy Garcia Marques.

Farmacoepidemiologia e tomada de decisão em sistemas de saúde
foi o tema do quarto Ceensp do ano, reunindo Helena Lutéscia Luna Coelho, professora titular de Farmacoepidemiologia da Universidade Federal do Ceará e consultora da Organização Mundial da Saúde (OMS); Björn Wettermark, pesquisador do Karolinska Institutet (KI) e gestor do Stockholm County Council (SLL); e Brian Godman, pesquisador do KI e da University of Strathclyde. O quinto encontro reuniu Luciano Toledo, coordenador-geral do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Comperj, e Paulo Sabroza, coordenador técnico do projeto, ambos pesquisadores da ENSP, para debater Monitoramento de condições de vida e saúde em áreas de implantação de grandes empreendimentos: desafios metodológicos.

Os expositores convidados do sexto encontro do Ceensp foram a gerente-geral de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Denise de Oliveira Resende; o superintendente de Vigilância Sanitária da Subsecretaria de Vigilância em Saúde/SES-RJ, Jorge de Oliveira Cavalcanti; e a integrante da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Marissol Figueiredo de Souza, que abordaram o tema Vigilância sanitária nos eventos de massa: a importância do voluntariado.

O tema do sétimo encontro foi Indústria, mercado e determinantes sociais no controle das doenças crônicas não transmissíveiscom os palestrantes Luis David Castiel, Alberto Pellegrini Filho e Dóra Chor, todos pesquisadores da ENSP, e a diretora executiva da ACT e presidente do conselho diretor da Framework Convention Alliance (FCA), Paula Johns. Vigilância do óbito materno, infantil e fetal e atuação em comitês de mortalidade foi o assunto do oitavo encontro, com participação da professora da Universidade Federal de Pernambuco, Sandra Valongueiro Alves, da coordenadora do Comitê de Prevenção do Óbito Materno, Fetal e Infantil da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Sônia Lansky, e do professor do Instituto Fernandes Figueira/Fiocruz, Marcos Augusto Bastos Dias.

Avaliação dos três anos de experiência dos novos modelos de gestão na atenção básica no Rio de Janeiro
foi o novo encontro do Ceensp, tendo como palestrantes o vereador do Rio de Janeiro Paulo Pinheiro; a pesquisadora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc/UFRJ) Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi; o pesquisador da ENSP Nilson do Rosário Costa; e o subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde da SMSDC/RJ, Daniel Soranz. Por fim, o décimo encontro, Muito além do peso, recebeu Ekaterine Karageorgiadis, do Instituto Alana e membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), para falar sobre obesidade infantil.
 

Desigualdades no trabalho é tema do próximo Ceensp


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Desigualdades no trabalho é tema do próximo Ceensp