Busca do site
menu

Site reúne informações sobre saúde pública e desastres

ícone facebook
Publicado em:18/12/2012
Site reúne informações sobre saúde pública e desastresNesta quarta-feira (19/12), o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes), parte integrante do Centro Colaborador em Saúde Pública e Ambiental da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS), lança a página eletrônica do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres. O site compila material sobre ampla gama de temas relacionados com a saúde em emergências e desastres, e é resultado do compromisso da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com os grandes desafios da atualidade para a saúde pública.

O Cepedes é fruto da parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) e a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz). A referência do site é a página eletrônica do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), disponível em espanhol e em inglês. Seu objetivo, segundo o coordenador do Cepedes/Fiocruz e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Carlos Machado de Freitas, é organizar e disponibilizar o conhecimento produzido no Brasil e na América Latina acerca do tema saúde pública e desastres.

“Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), dentre as 11 funções essenciais da Saúde Pública, a 11ª é sobre a redução do impacto das emergências e desastres em saúde. Dessa forma,traduzimos o site da Opas e o adaptamos à nossa realidade. O Brasil foi o primeiro país a produzir um site específico sobre a sua realidade (antes só havia um site da Opas para toda a região das Américas). Agora, podemos contribuir com a Organização levando-a a disponibilizar informações em português. Trata-se de um ganho para nós e para a Opas”, admitiu Machado.

A página eletrônica do Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres é voltada aos profissionais e gestores da saúde, além de outros setores que trabalham com o tema, como meio ambiente, assistência social, organizações não governamentais que atuam em desastres e voluntários que lidam com o tema. O site oferece links sobre materiais, guias, manuais e textos de referência a respeito do tema saúde e desastres. Ele aborda desde o conceito geral até as formas de organização do setor, redução de riscos e as respostas do setor saúde em casos de emergência e desastres. “A inauguração nesta quarta-feira, antes do início das chuvas fortes, já é uma forma de iniciarmos uma contribuição mais ampla para a sociedade brasileira”, explicou o coordenador.
Site reúne informações sobre saúde pública e desastres

O lançamento será na quarta-feira (19/12), às 14 horas, na sala do Conselho Deliberativo da ENSP. Estarão presentes o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), Valcler Rangel, o diretor da Escola Nacional de Saúde Pública, Antônio Ivo de Carvalho, e um representante da Opas participará via videoconferência.

O Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres (Ceped) no Estado do Rio de Janeiro

As iniciativas da Fiocruz no âmbito do Cepedes integram o processo de constituição do Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres (Ceped) no Estado do Rio de Janeiro, com a participação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração.

O site Centro de Conhecimento em Saúde Pública e Desastres foi desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) – uma das unidades da Fiocruz com longa experiência na gestão da informação e conhecimento em saúde pública.



Site reúne informações sobre saúde pública e desastres

1 comentários
JOSÉ MARCOLINO DA SILVA
17/12/2012 18:34
Somente elogios temos para com essa extraordinária Fundação Oswaldo Cruz e demais órgãos nacionais e internacionais,envolvidos nesse belo trabalho,voltado à Saúde Pública e Desastres,em favor do Meio Ambiente,como um todo Parabens e êxito total nessa difícil,porém nobre missão de caráter técnico-científica. Jose Marcolino da Silva,Sanitarista -Ministério da Saúde (ex-CEM,SUCAM,FUNASA),ex- diretor e secretário adjunto de da SMS/Caruaru ( periodo: 201-2008, Secretário de Saúde do Mun. do Bonito-PE, 2009-2011..