Busca do site
menu

Pesquisadores da ENSP lançam oito publicações no Abrascão 2012

ícone facebook
Publicado em:19/11/2012

Seguindo a tradição dos eventos promovidos pela Abrasco, a Editora Fiocruz realizou, em 16 de novembro, o lançamento de 22 publicações, das quais oito têm pesquisadores da ENSP como autores. O lançamento ocorreu durante o 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, no Espaço Saúde & Letras. Confira as fotos do lançamento e conheça as publicações que têm participação de pesquisadores da Escola.

 

Categoria Vida: reflexões para uma nova biologia 
Dina Czeresnia
 
Por meio de uma rica argumentação baseada em autores como Canguilhem, Foucault e Nietzsche, o livro demonstra a necessidade de uma articulação de saberes e de um diálogo entre biologia, física, filosofia, psicanálise e outras especialidades. A biologia tem um papel central nesse processo, não porque ela é uma ciência, mas porque ela estuda a vida, interesse comum em torno do qual todas as formas de conhecimento devem se articular. “O conhecimento sobre a vida deve ser assumido como eixo de transformações da relação do homem com o conhecimento”, destaca a autora. Essas transformações são o fio condutor da obra, que reúne reflexões sobre conceitos do campo da medicina, da saúde pública e da epidemiologia. O livro discute e problematiza a sociedade do risco, a individualidade, a alteridade, a concepção de doença, a dualidade corpo-mente, o conceito de physis e o pensamento hipocrático. “Revaloriza-se o resgate de um saber contemplativo, que não se baseia na separação e na fragmentação do conhecimento”, resume a autora.
 
Pesquisadores da ENSP lançam oito publicações no Abrascão 2012
 
Mestrado Profissional em Saúde Pública: caminhos e identidade 
Gideon Borges dos Santos, Virginia Alonso Hortale e Rafael Arouca
 
Analisar a identidade do mestrado profissional, especialmente no campo da saúde pública: esse foi o desafio assumido pelos autores. Um desafio porque, segundo os pesquisadores, a identidade de tais cursos ainda carece de precisão e, consequentemente, de legitimidade. A formação no mestrado profissional tem um compromisso com a experiência proveniente do mundo do trabalho. É necessária uma estrutura curricular diferenciada, que articule o ensino à aplicação profissional. Na prática, porém, essa integração e a inovação ainda encontram uma série de obstáculos. Com o objetivo de construir novos entendimentos acerca das singularidades e características do mestrado profissional em saúde pública, os autores dividiram o livro em seis capítulos. No primeiro, traçam um panorama internacional da formação em saúde pública na esfera do mestrado. Em seguida, analisam o marco legal referente à formulação e à implementação do mestrado profissional no Brasil. Depois, apresentam a oferta desses cursos no campo da saúde pública no país. O quarto capítulo é dedicado ao sistema de avaliação da pós-graduação brasileira. O quinto traz uma reflexão sobre o modelo de formação, e o sexto, para finalizar, pensa o mestrado profissional como uma instância escolar de socialização.
 
Planejamento e gestão em saúde: conceitos, história e propostas 
Francisco Javier Uribe Rivera e Elizabeth Artmann
 
Como utilizar recursos finitos e, muitas vezes, escassos? Como redistribuir os bens e aumentar o acesso a eles? Essas escolhas e decisões fazem parte do dia a dia dos gestores e profissionais da saúde. E é a eles – assim como aos pesquisadores, estudantes e todos aqueles que se preocupam com os rumos da saúde do país – que se dirige o livro. Os autores contam a evolução histórica do planejamento em saúde na América Latina e no Brasil. Põe, lado a lado, os temas clássicos e os dilemas contemporâneos, que exigem releituras e respostas atualizadas. Discutem um novo paradigma, baseado em Habermas, que tem sido denominado comunicativo ou intersubjetivo. Também apresentam duas propostas teórico-metodológicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecem roteiros para que elas possam ser utilizadas em oficinas de trabalho. Assim, ao abordarem e dialogarem com diferentes enfoques sobre o planejamento em saúde, os autores revelam que não existe somente um caminho correto. Convidam o leitor “ao exercício de escuta e de avaliação dos problemas de saúde de forma ampla, compreendendo sua permeabilidade à técnica e aos valores, às ideologias, à história, à política e à cultura”.
 
Pesquisadores da ENSP lançam oito publicações no Abrascão 2012
 
Identidades emergentes, genética e saúde: perspectivas antropológicas 
Ricardo Ventura Santos, Sahra Gibbon e Jane Beltrão (orgs.) 
 
As novas tecnologias biomédicas têm impactos não só na saúde, mas também sociais, políticos, éticos e econômicos. Isso traz desafios para historiadores, filósofos, antropólogos e sociólogos. Reflexões e análises sobre o assunto são apresentadas nesta coletânea, cujos artigos abordam os mais variados fenômenos: os testes de ancestralidade genética, a polêmica sobre uso de embriões para produção de células-tronco, a gênese da loucura e da violência, diagnósticos moleculares, doação de sêmen e longevidade humana, assim como o papel da biomedicina na luta sindicalista e no reconhecimento de direitos de povos indígenas. “Por meio de diferentes enfoques, os textos abordam as múltiplas formas pelas quais a ciência (em especial a tecnociência contemporânea) contribui para moldar o mundo social em domínios como identificação pessoal, identidades nacionais e ações coletivas, inclusive na área da saúde”, resumem os organizadores. “Os textos aqui reunidos estão, em sua totalidade, voltados para as vinculações entre produção de conhecimento científico sobre a biologia humana e seus desdobramentos socioculturais e políticos.”
 
Pesquisadores da ENSP lançam oito publicações no Abrascão 2012
 
Políticas e sistema de saúde no Brasil 
(segunda edição revista e ampliada) 
Lígia Giovanella, Sarah Escorel, Lenaura de Vasconcelos Costa Lobato, José de Carvalho Noronha e Antônio Ivo de Carvalho (orgs.)
 
Como desconhecer o que é a política de saúde, o que é o Sistema Único de Saúde (SUS), os determinantes sociais, as condições de saúde e as desigualdades do acesso no Brasil? Esta obra consolida o conhecimento crítico sobre o sistema de saúde brasileiro produzido ao longo dos últimos 30 anos. É um conhecimento militante na defesa do direito universal à saúde e do acesso aos serviços de um sistema nacional de saúde de qualidade para todos e de políticas de saúde que promovam a redução das desigualdades sociais. Um livro didático e de referência que inclui os eixos de análise individual/coletivo, clínico/epidemiológico e público/privado, além de congregar autores com experiência na gestão de serviços e do próprio sistema, nos três níveis da federação. A construção do SUS há muito deixou de ser obra exclusiva de intelectuais capazes de ler em língua estrangeira. Temos ‘construtores’ que leem na realidade concreta dos serviços e da gestão e que participam ativamente do complexo processo de construção cotidiana da saúde.
 
Pesquisadores da ENSP lançam oito publicações no Abrascão 2012
 
Uma ecologia política dos riscos: princípios para integrarmos o local e o global na promoção da saúde e da justiça ambiental 
(segunda edição revista e ampliada) 
Marcelo Firpo de Souza Porto
 
Este livro tem por objetivo integrar as discussões sobre sustentabilidade, promoção da saúde e justiça ambiental, apresentando uma proposta de análise integrada e contextualizada dos riscos ambientais decorrentes do desenvolvimento econômico e tecnológico, particularmente em países e territórios com desigualdades e vulnerabilidades sociais.
 
 
 
A dinâmica do sistema produtivo da saúde: inovação e complexo econômico-industrial 
Carlos A. Grabois Gadelha, José Maldonado, Marco Vargas, Pedro R. Barbosa e Laís Silveira Costa
 
Para que, no futuro desejado, conforme-se no Brasil um sistema de saúde universal, integral e equânime, o Estado deve ter um papel decisivo na articulação das duas dimensões da saúde: a social e a econômica. Esse é o argumento que os autores defendem. Um complexo econômico-industrial da saúde (Ceis) frágil não atende às exigências de elevação da competitividade brasileira no cenário internacional. Mas não é só isso: essa fragilidade afeta sobremaneira a capacidade de resposta às necessidades sanitárias da população. 
 
 
 
Políticas de saúde no Brasil: continuidades e mudanças 
Cristiani Vieira Machado, Tatiana Wargas de Faria Baptista e Luciana Dias de Lima (orgs.) 
 
O livro está dividido em três partes: Contexto, Caminhos e Processos. A primeira debate desenvolvimento, atuação do Estado nas políticas sociais e na saúde e a dinâmica dos mercados em saúde no Brasil. A segunda parte analisa os caminhos recentes da política nacional de saúde. O último capítulo aborda as relações intergovernamentais e avalia a atuação do Legislativo e suas relações com o Executivo na definição da política setorial.
 
Pesquisadores da ENSP lançam oito publicações no Abrascão 2012
 
(Com informações da Editora Fiocruz e da CCS/Fiocruz)

 


Seções Relacionadas:
Abrasco 2012

Nenhum comentário para: Pesquisadores da ENSP lançam oito publicações no Abrascão 2012