Busca do site
menu

CSP de maio aborda eliminação do amianto no Brasil

ícone facebook
Publicado em:30/05/2012

CSP de maio aborda eliminação do amianto no BrasilJá está disponível no Portal ENSP o volume 28, número 5, da revista Cadernos de Saúde Pública da ENSP. A publicação começa com um editorial sobre a eliminação do asbesto/amianto no Brasil, redigido pelo pesquisador da Escola Hermano Castro. Outros artigos da publicação tratam de temas como a contribuição dos agentes indígenas para a saúde dessa população, os estudos de determinantes socioeconômicos sobre suicídio no Rio de Janeiro, a avaliação da implantação do método Canguru por gestores, profissionais e mães de recém-nascidos, da associação entre doença periodontal e aterosclerose subclínica através do estudo Elsa-Brasil, entre outros. Confira, ainda, a participação de pesquisadoras da ENSP nesse volume.

 

No editorial 'Brasil: rumo à eliminação do asbesto/amianto', Hermano Castro lembra que o Brasil é o terceiro maior produtor de asbesto do mundo e com um consumo de quase 1kg de asbesto por habitante ao ano e que todo esse material é encontrado em instalações e equipamentos espalhados em diferentes ambientes. O pesquisador destaca que alguns estados brasileiros já têm legislação que trata do banimento do asbesto e que existem inúmeros projetos de lei no Congresso Nacional, desde o final dos anos 1980, sobre o tema, mas que não conseguem êxito. Por fim, Hermano destaca que "o Estado brasileiro, no seu processo decisório e civilizatório, tem o dever de cumprir a Constituição e proteger a saúde da população promovendo o imediato banimento do asbesto".

 

O artigo 'Internações por condições sensíveis à atenção primária em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil, 2000 a 2009', de autoria de Amanda Zandonadi de Campos, secretária municipal de Saúde Pública de Campo Grande (MS), e Mariza Miranda Theme-Filha (ENSP/Fiocruz), analisa a correlação entre a evolução da cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF) e a taxa das internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP), em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Segundo os resultados, Campo Grande apresentou correlação inversa, seguindo a tendência do país de redução das referidas internações. Na apreciação por categorias de internação observou-se uma correlação direta com a tuberculose pulmonar, a angina pectoris e as doenças relacionadas ao pré-natal e ao parto. "Os resultados sugerem que o aumento da cobertura da ESF tem contribuído para a queda nas taxas de internação por ICSAP", afirmam as pesquisadoras.

 

Confira a íntegra do volume 28, número 5, da revista Cadernos de Saúde Pública, clicando aqui.

 

CSP

A revista Cadernos de Saúde Pública está presente em todas as bases de informação bibliográfica relevantes pertinentes à área de saúde coletiva. Há dois anos passou também a ter suas citações computadas pelo Journal Citation Reports (JCR), que compõe a ISI Web of Knowledge e tem como objetivo avaliar crítica e sistematicamente as revistas indexadas, com base em informações estatísticas geradas a partir de dados de citações feitas aos artigos publicados.


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: CSP de maio aborda eliminação do amianto no Brasil