Busca do site
menu

Banco Mundial lança nova política e repositório de acesso aberto

ícone facebook
Publicado em:11/04/2012

 

Banco Mundial lança nova política e repositório de acesso abertoO Banco Mundial está anunciando sua nova política de acesso aberto. Com ela todas as pesquisas e produtos financiados e/ou publicados pelo Banco têm, como padrão, a licença Creative Commons (CC BY). O primeiro desdobramento desta política é o lançamento de um novo Repositório de Conhecimento Aberto, que disponibilizará mais de 2 mil livros, artigos, relatórios e pesquisas em CC BY.

 

Creative Commons é a mais permissiva licença, pois permite que outras pessoas reutilizem, remixem e redistribuam trabalhos, mesmo comercialmente, desde que a atribuição seja dada ao titular dos direitos autorais. Este tipo de licença é recomendada para aqueles que procuram a divulgação máxima e reutilização dos seus materiais preservando direitos autorais. 

 

Em comunicado à imprensa, o presidente do Banco Mundial, Robert B. Zoellick, declarou que conhecimento é poder. Tornar nosso conhecimento fácil e rapidamente acessível irá capacitar outras pessoas a chegarem à soluções para os problemas mais difíceis do mundo. Nossa nova política de acesso aberto é a evolução natural de um Banco Mundial que está se abrindo cada vez mais."

 

Todo o conteúdo disponibilizado será agregado por meio do Repositório de Conhecimento Aberto, que foi construído com vistas a maximizar a descoberta, a interoperabilidade e a reusabilidade. Além disso, cumpre com os padrões de metadados Dublin Core e de protocolo Open Archives, ambas iniciativas para a coleta de metadados.

 

Já o membro do conselho e cofundador da Creative Commons, Lawrence Lessig, explicou que o repositório será totalmente interoperável ​​com outros grandes repositórios internacionais, como o Research Papers in Economics (RePEc), SSRN e o Economists Online. Segundo ele, isso significa que basta o Banco Mundial publicar em seu repositório que toda a informação também ficará disponível abertamente por meio de outros repositórios on-line, aumentando, assim, o número de pessoas capazes de encontrar conteúdos do Banco Mundial.

 

Para Lessig, o Banco Mundial não é apenas líder por abraçar os princípios do acesso aberto. “Fazer suas obras disponíveis sob uma licença CC BY é incentivar a maior difusão do conhecimento que ela está produzindo. Este trabalho é incrivelmente valioso para assegurar o acesso ao conhecimento universal, e não apenas nas universidades de elite".


Atualmente, o repositório contém livros e papéis dos anos de 2009 a 2012 em diversas áreas e de todo o mundo, incluindo o Relatório de Desenvolvimento Mundial e duas revistas do Banco Mundial, do Banco Mundial Economic Review (WBER) e do Banco Mundial Research Observer (WBRO). 

 

O Banco Mundial continuará a adicionar conteúdos novos e antigos neste repositório, inclusive os trabalhos publicados antes de 2009. Para a busca, serão incluídos links para pesquisas relacionadas com esse conjunto de dados.


Para mais informações, acesse a Política de Acesso Livre do Banco Mundial, o Repositório de Conhecimento Aberto e consulte também o conjunto de perguntas frequentes e respostas (FAQ).



Nenhum comentário para: Banco Mundial lança nova política e repositório de acesso aberto